segunda-feira, 9 de novembro de 2009
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Aviso aos Cursistas
MAURICIO MENDES
OS TRÊS FILHINHOS
Era uma vez, num local distante, onde moram tranquilos e em plena harmonia com a natureza, três irmãos chamados: TSUNAME, TEMPESTADE E FURACÃO.
Certo dia apareceu naquele lugar, o homem perverso com uma arma nas mãos, decidido a tirar a paz daquelas criaturas.
Então cortou, desmatou, queimou, produziu lixo nos rios, poluiu, deixando aquele lugar arrasado.
O homem perverso dizia: preciso derrubar todas estas arvores vou ganhar muito dinheiro, o progresso não pode esperar, e nunca parava de destruir.
Só que o homem perverso embora soubesse, que ali morava os três irmãos e estavam certos que na lhes aconteceriam.
A tempestade chamou os outros irmãos para uma reunião com urgência, o furacão ainda sonolento chegou ao encontro. O Tsuname como uma onda chegou rapidamente.
_Temos que tomar uma providência o homem perverso vai destruir nossas casas. Disse a tempestade.
Sem levar a serio o furacão e o tsuname não deram tanta importância dizendo: _ele jamais irá nos incomodar, deixa ele prá lá. E todos voltaram à suas vidinhas.
Com o passar do tempo quando os irmãos observaram o tamanho do estrago provocado pelo homem perverso em suas casas. Não deu outra, furiosos, a tempestade trouxe chuva e inundou, o tsuname furioso devastou, o furacão passou e destruiu tudo o que havia pela frente, castigando, assim o homem pelos seus atos.Daqule dia prá cá, homem e natureza procuram se entenderem estabelecendo limites entre vidas. Pois, quem incomoda a casa alheia, descuida da sua.
OS TRÊS PORQUINHOS
Era uma vez três porquinhos, que viviam numa floresta chamada Brasil, o Brasil era uma floresta bonita e rica, tão rica que mesmo diante de grande exploração e corrupção ainda se mantinha em pé.
Num belo dia ensolarado, um certo porquinho engravatado chamado deputado resolveu construir seu castelo, mas como todo bom porquinho que se preze, utilizou-se de recursos alheios e seu castelo se ergueu belo e forte, mas eis que um dia veio um lobo muito investigativo perspicaz chamado CPI e zás “derrubou” o castelo do porquinho deputado que se irritou muito.
O porquinho deputado tinha outros coleguinhas um chamava-se cueca, pois sempre que saia, teimava em fazer de suas cuecas, malas de viagem. Em um dia qualquer, viajou, e os seus milhões de dólares colocou na cueca, só que ele não contava com a astucia do temível lobo CPI, que com um único e grande sopro derrubou todos os dólares de sua cueca e isso deu uma grande confusão em toda a floresta.
Tal confusão atingiu até o ultimo porquinho que coitadinho, não tinha culpa de nada, pois não sabia das confusões desse porquinho fujão.
O porquinho meramente atingido, se chamava presidente, uma pessoa contente de palavras simples e sonhadoras, que de nada sabia, de todas essas estripulias ocorridas na floresta Brasil.
Muitos anos se passaram e assim como o tempo tudo apaga, hoje quase não falam de nada, sobre o que aconteceu. Os três porquinhos unidos, mesmo correndo perigo, saíram para passear. Embora o lobo ainda estivesse por lá decidiram uma festa realizar e pediram muitas pizzas para o lobo devorar.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
CHAPELZINHO VERMELHO NA EMBAIXADA BRASILEIRA
Nossa querida chapeuzinho esqueceu-se de seu bosque e em Honduras começou a governar cheia de boas intenções quis a constituição Dalí modificar.
Mas o Lobo Mau Mickelleti muito sutil ao seu lado, conseguiu lhe derrubar, pegou um susto danado, viajou para o Brasil querendo se exilar, encontrou a vovozinha que lhe apoiou a voltar.
Estão todos atolados, quem mandou o Brasil em Honduras se entrosar? Agora vai ter que aguentar e defender uma democracia (entre aspas) até a coisa esfriar.
Será que os caçadores tio SAN, tio CHAVES, com esse grande apoio tem alguma coisa a ganhar? Ou será que daqui prá frente eles irão se bicar.
Se assim acontecer só falta o caçador tio FIDEL nesse grupo se integrar! Aí que a coisa vai esquentar.
O bosque virou uma selva, onde a lei do mais forte sempre irá prevalecer. Na luta entre o caçador da potência Bélica e a vovozinha olímpica quem irá vencer? Quem terá mais argumentos para nos convencer? Nós precisamos saber...
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Pauta do 13º encontro
8h às 8h30
Leitura de um texto reflexivo e cumprimentos aos cursistas;
Relatos dos encontros anteriores;
Pontos importantes, tema e considerações necessárias.
Relato de experiências (orais) e entrega dos relatórios escritos;
8h30 às 10h
TP 2 UND 6: A frase e sua organização
- O que é frase;
- O período e a oração;
- As várias possibilidades de organização da frase e do período.
10h às 10h. 20
Momento de socialização e lanche.
10h20 às 12h
Atividade 1
Escolham um dos textos das páginas 150 a 152 para planejar uma atividade de interpretação e de produção de texto.
Atividade 2
Escrever uma poesia usando o processo de enumeração;
Escrever outra poesia usando o mesmo tema na escrita a partir de um mote.
Socializar as conclusões dos Grupos.Apresentação das atividades feitas pelos grupos.Fazer considerações pertinentes às apresentações ou que apresente aspectos relevantes.
Lição de casa.
Avaliação.
12h
Encerramento
Aviso aos Cursistas
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Aviso
Nosso 12º encontro será realizado no dia 13/10/2009.
Na Biblioteca do Município, não esqueçam, vai ser o máximo.
lembrem-se de levar a TP1.
beijos e abraços.
Maurício Mendes
sábado, 19 de setembro de 2009
PRÓXIMO ENCONTRO DO GESTAR
UM GRANDE ABRAÇO,
MAURÍCIO MENDES