sexta-feira, 12 de junho de 2009

Relatório dos Encontros

Nos dias 22, 29 de Maio e 4 de junho do corrente ano, realizou-se o primeiro (abertura com duração de 4h), segundo (com duração de 4h) e terceiro (com duração de 8h) encontros do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Os encontros tiveram por objetivo a apresentação do programa a toda a comunidade escolar, em especial aos professores que se inscreveram num total de 28, contou também com a participação da Secretária de Municipal de Educação – Cristiane de Jesus A. C. Pereira na abertura oficial do programa e os formadores em Língua Portuguesa e Matemática. No primeiro momento apreciamos o vídeo “Você está pronto para se transformar em uma águia?” através do qual foi aberta uma discussão no grande grupo, em seguida apresentei os parâmetros e a metodologia do GESTAR II a todos os participantes.











O segundo encontro aconteceu no dia 29 de maio, todos em salas onde as turmas de cursistas já acompanhados de seus formadores puderam dar início a oficina introdutória. Realizamos a leitura para deleite com o texto “Gaiola e Asas” de autoria do estudioso Rubem Alves onde sensibilizados pelo texto os cursistas puderam fazer colocações em torno da leitura, a “Dinâmica do Barbante” veio com o propósito de nos conhecermos e propiciar uma maior aproximação entre os presentes.

Estudamos o papel do cursista e do formador com direitos e deveres atribuídos a cada parte para que todos conheçam sua funções e desde já estabeleça-se metas de trabalho. Não tive problema algum quanto ao entendimento de todos, que demonstraram satisfação a metodologia e cronograma apresentados. Durante a entrega do material foi proporcionado a cada um visita as TPs com minhas explicações sobre sua utilização durante os estudos, o material foi aprovado pelos participantes que elogiaram a riqueza do material. Na despedida cada cursista pôde deixar registrado “Seu primeiro sentimento sobre o Gestar” através de uma exposição oral e assim, concluímos os trabalhos do dia com o prazer da tarefa cumprida e a satisfação por reconhecer em cada participante a vontade verdadeira de mudar a educação através de suas ações.
No dia 05 de maio realizamos o terceiro encontro de 8 horas, em que estudamos a TP 3 unidade 9 e 10. Os cursistas fizeram relatos das unidades estudadas em casa, discutimos os diferentes gêneros de textos, realizaram atividades com bastante aproveitamento, sendo produzido textos de gêneros diferentes. Para concluir os trabalhos do dia os cursistas produziram um texto no gênero que desejasse, para avaliar o encontro desse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário